A Casa Museu Eva Klabin realiza no dia 28 de maio (domingo) o recital “Piano de concerto no Audiovisual”, apresentado pela pianista Lúcia Barrenechea, no segundo concerto da temporada 2023 do projeto “Concertinhos de Eva”, uma iniciativa da Instituição cultural ambientada na Lagoa, Rio de Janeiro, que desde 2015 oferece para crianças e adolescentes uma série de concertos de alta qualidade com forte contribuição para a formação de plateia.
Lúcia Barrenechea, uma das pianistas brasileiras mais atuantes de sua geração, professora titular de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos, da UNIRIO apresentará ao público infanto-juvenil, de uma forma didática, o instrumento piano e sua indiscutível inserção nas trilhas sonoras das produções audiovisuais internacionais e brasileiras, com o repertório de música de concerto.
O programa traz um repertório formado por uma seleção de obras de compositores europeus e brasileiros que viveram entre os séculos XVIII e XX, como Beethoven, Brahms (lembrado pelos seus 190 anos de nascimento em 2023), Mendelssohn, Debussy, Chopin, Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth.
A apresentação será mediada por um Mestre de Cerimônia (MC), Gabriel Caires, que conduzirá junto com a musicista a dinâmica do concerto, ora apresentando informações da obra e do compositor, ora interagindo com os artistas e promovendo esta interação entre artista e público presente. Haverá espaço para Perguntas & Respostas do público direcionadas à artista entre os números musicais.
Após a apresentação, um encarte do projeto será distribuído aos presentes contendo todas as informações sobre o evento e sobre formas de se buscar novas oportunidades de experiência com concerto.
A nova temporada chega com mais novidades. Integra o projeto a curadoria do violinista, professor e regente Tomaz Soares. Outra novidade é que os concertos nesta temporada são realizados no auditório com capacidade para 80 pessoas.
O terceiro programa da série “Concertinhos de Eva”, em 25 de junho, será com o Trio Orê (Carolina Morel, soprano; Calebe Faria, barítono e José Sacramento, piano).
A ideia da Série “Concertinhos de Eva” é possibilitar ao público uma maior percepção musical e trazer, através das interações entre artistas, mediador e público, informações sobre os instrumentos, os artistas, os compositores e as peças. Com isso, espera-se cumprir o objetivo de oferecer uma experiência leve, lúdica e aproximar o público desta forma de apreciação musical, desmistificando alguns tabus existentes, provando que assistir recitais e concertos de música erudita é para todos.
Eva Klabin era uma grande apreciadora das artes e legou para a cidade do Rio de Janeiro a Casa Museu. Era uma ávida ouvinte de música de concerto. “Concertinhos de Eva” é, portanto, mais uma iniciativa da Casa Museu Eva Klabin que reafirma a sua missão em fomentar a arte e a cultura e torná-la mais acessível ao público em geral.
A programação é gratuita com retirada de senhas no local uma hora antes do concerto, sujeito à lotação e sem lugar marcado.
Desde o início do ano a Instituição cultural oferece também gratuidade para as visitas mediadas a um dos mais importantes acervos de arte do país. É a Casa Museu abrindo suas portas para tornar mais disponível ao público o raro acervo com cerca de duas mil peças, entre pinturas, esculturas, mobiliário e objetos decorativos, abrangendo 50 séculos de história da arte, do Egito Antigo ao Impressionismo.
Os artistas
Lúcia Barrenechea é pianista e professora de piano no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Realizou seu bacharelado em piano na UFG, mestrado na Universidade de Boston (EUA) e doutorado na Universidade de Iowa (EUA). Como solista, Lúcia Barrenechea apresenta-se regularmente em recitais por várias cidades brasileiras. Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes em destaque no cenário nacional e internacional, em turnês no país e no exterior. Tem sido frequentemente convidada para atuar como professora dos mais diversos festivais de música do país. Com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, forma desde 1989, o Duo Barrenechea, com quem gravou a integral de obras para flauta e piano de Francisco Mignone.
Em 2013 lançou, em parceria com o violoncelista Hugo Pilger, o CD/DVD “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano” e, em 2017, na forma de CD duplo, o 2º volume desse projeto.
A curadoria
Tomaz Soares, natural de Uberlândia, Minas Gerais, é violinista, professor e regente, com atuações como solista, camerista e músico de orquestra. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (Israel/EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros. Apresentou-se como camerista e músico de orquestra no exterior na Alemanha, nos Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Em 2020 e 2018, junto com o Quarteto de Cordas Kalimera, Tomaz foi premiado como “Melhor Intérprete de Música Clássica” no Festival da Rádio MEC FM 99,3 MHz, dentre outras premiações no Brasil.
Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela UNIRIO. Em 2023, assume a curadoria musical e produção da série de concertos didáticos “Concertinhos de Eva” na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Atualmente, integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Johann Sebastian Rio e o Ensemble BATUCADANÁRQICA de música contemporânea. Atuando como regente orquestral, Tomaz é um dos maestros da Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica. (MAR/2023).
A CASA MUSEU EVA KLABIN
Reúne obras de arte da colecionadora Eva Klabin (1903-1991), em um dos mais importantes acervos do país, com cerca de duas mil peças, entre pinturas, esculturas, mobiliário e objetos decorativos, abrangendo 50 séculos de história da arte, do Egito Antigo ao Impressionismo. A coleção, que está em exposição permanente na casa onde a colecionadora viveu por mais de 30 anos, possui obras importantes como “Madona com menino e São João Batista”,atribuída a Botticelli, “Retrato de Nicolaus Padavinus”, de Tintoretto, “Meninos pescando”, de Giovanni Francesco Romanelli, “Retrato de Mrs. Williams, née Currie, como Santa Cecília”,de Thomas Lawrence, entre outras raridades.
A Casa foi aberta ao público em 1995, desde então tem oferecido uma programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, atividades como concertos e shows, oficinas, cursos, conferências e exposições temporárias, além do Projeto Respiração, que trouxe a arte contemporâneo para circuito clássico do museu. A partir de 2023, o espaço irá expandir seus projetos de arte contemporânea com curadores convidados. Comprada por Eva Klabin em 1952, a casa que abriga o Museu foi construída em 1934, sendo uma das primeiras residências da então recém-urbanizada Lagoa Rodrigo de Freitas.
CASA MUSEU EVA KLABIN
Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | RJ | (21) 3202-8550
@casamuseuevaklabin – http://evaklabin.org.br/
Concertinhos de Eva 2023
“Piano de concerto no Audiovisual”, da pianista Lúcia Barrenechea
2º Concerto da série: domingo, 28 de maio – 16 horas
Gratuito com retirada de senhas no local, sujeito à lotação e sem lugar marcado. Início da distribuição de senhas: 15h
Local: Auditório – Lotação: 80 lugares